PERDÃO, FORÇA, SEGURANÇA, UNIÃO, RECOMEÇO, DESEJOS, SONHOS...!
O ser humano precisa saber que o aprender é a única coisa que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.
A aprendizagem verdadeira jamais é perdida e sim usada para um futuro promissor e, consequentemente, o sucesso.
O ser humano em si precisa perdoar o seu próximo em todos os seus percalços para ser fortalecido em união e para a realização de seus sonhos. Precisamos construir pontes de amizades, compaixão, superação e valores em prol de nossos objetivos.
Prof. Altenildo Souza Brito (PPDT)
II FORMAÇÃO - DIÁLOGOS SOCIOEMOCIONAIS
Aconteceu nesta quarta feira, 30 de maio de 2018, a II Formação - DIÁLOGOS SOCIOEMOCIONAIS
com as professoras Emília Parente e Naiara Fernandes junto aos
Professores Diretores de Turma. Momento de socializar informações,
objetivos e metodologias a serem trabalhadas em toda as turmas de nossa
escola.
DIÁLOGOS SOCIOEMOCIONAIS
A INICIATIVA
Para apoiar educadores e gestores a promoverem a educação integral,
o Instituto constrói, com base em evidências, conhecimentos, práticas e
ferramentas de avaliação e acompanhamento de competências para a vida.
Com o objetivo de ampliar o repertório de ferramentas e práticas de
acompanhamento socioemocional, criamos o Diálogos Socioemocionais, em
parceria com pesquisadores, educadores e gestores das redes parceiras.
Juntamente com o instrumento SENNA, o Diálogos compõe uma proposta de
monitoramento socioemocional que oferece aos gestores e educadores
subsídios para criar e aprimorar políticas e práticas de educação
integral.
COMO FUNCIONA
Respeitando a singularidade e a integralidade de cada estudante e
educador, o Diálogos Socioemocionais oferece um canal de comunicação e
uma linguagem comum para que dialoguem sobre esses aspectos e construam
um itinerário de desenvolvimento intencional de competências
socioemocionais. O instrumento consiste numa ficha respondido por
professores e alunos sobre as competências socioemocionais dos
estudantes. A comparação das respostas, orientada por uma metodologia de
feedback, serve como ponto de partida para um diálogo sobre as
competências a serem desenvolvidas de acordo com os projetos de vida
cada estudante.
RESULTADOS
Apesar de ainda estar em fase de desenvolvimento, o Diálogos
Socioemocionais já vem contribuindo para a promoção de competências
socioemocionais nas escolas onde foi incorporado às práticas
pedagógicas. Em Goiás, onde a iniciativa é pilotada, a ferramenta
apresenta excelentes resultados, tanto em relação à sua validade
científica quanto à sua relevância para o aprimoramento das práticas
pedagógicas dos educadores.
http://www.institutoayrtonsenna.org.br/pt-br/Atuacao/Atuacao2/Dialogos_Socioemocionais.html