DADOS DA ESCOLA


ESCOLA DE ENSINO MÉDIO ABRAÃO BAQUIT


Em 1986, algumas mulheres do Bairro Campo Novo encaminharam ao Prefeito da época, Aziz Baquit, um documento intitulado “Por uma vida melhor”, reivindicando uma melhor educação para seus filhos e parentes, expondo assim a necessidade de mais uma escola no bairro para atender a demanda daqueles que ainda estavam fora da sala de aula.
Atendendo ao pedido e vendo a  disponibilidade da comunidade e em parceria com o Governo do Estado, em 1987, a escola é construída e regularizada pelo decreto nº 11.397/87.
              Como sugestão da comunidade, a escola receberia o nome de  Abraão  Baquit,  pai  de  Aziz Baquit, um industrial nascido na Síria, que havia se fixado na cidade de Quixadá e por sua honradez e ações de simplicidade recebia essa homenagem.
Desde então, apesar das dificuldades vivenciadas no dia a dia da escola, cada gestão escolar tem procurado cumprir com o objetivo da educação escolar visando o pleno desenvolvimento das potencialidades do indivíduo, a formação necessária para a cidadania e a preparação básica para o mercado de trabalho.
A escola tem ao longo dos anos melhorado seus índices de frequência, diminuindo o abandono e a evasão, conseguindo, assim, ser uma esperança na vida de muitos jovens do bairro.


Profª. Koelyne Barbosa Santana


ESCOLA DE ENSINO MÉDIO ABRAÃO BAQUIT


Endereço: Rua Reginaldo Lopes, s/nº
Bairro: Campo Novo
Telefone: (88) 3445-1056
INEP da Escola: 23100133
Núcleo Gestor
Diretor: Agemer Chagas Martins
Coordenadora Pedagógica: Fca Naiara Fernandes
Coordenador Pedagógico: Antônio Isaias Alves Gondim
Coordenador Pedagógico: Emília Parente
Coordenador Financeiro: Francisco Antônio de Oliveira
Secretaria: Socorro Vieira
 
Ano de Fundação: 28/12/1987

Histórico: O documento intitulado "POR UMA VIDA MELHOR", foi endereçado ao Prefeito Aziz Baquit que, reunido com essa comunidade, considerou, como prioridade, a instalação e funcionamento de uma escola que acolhesse grande número de crianças em idade escolar, que se encontravam fora das salas de aula. O movimento, que recebeu total apoio da prefeitura, contou, também, com a Comunidade Eclesiais de Base - CEBs. Como a comunidade demonstrou que necessitava de mais uma escola pública para o bairro e se propôs a ajudar no que fosse possível, o Prefeito de Quixadá, incentivado com aquela parceria importante, de imediato, tomou as providências para o início da construção do prédio. O Estado por sua vez, sentindo a disposição do Chefe do Executivo quixadaense em resolver os problemas apontados pela própria comunidade, resolveu também, entrar na parceria. O governador Tasso Ribeiro Jereissat firmou convênio com a Prefeitura de Quixadá, exigindo, como participação do município, além de um percentual do custo da obra a doação do terreno para a construção do prédio. Formalizada a doação da área exigida, a verba foi liberada e após seis meses o prédio estava concluído.
A Câmara Municipal, por sugestão da própria comunidade do bairro Campo Novo, deu à nova escola municipal a denominação de "Abraão Baquit". Homenagem justa a um industrial há mais de 50 anos radicado em Quixadá, que, embora tendo nascido na Síria, adotou o Brasil como Pátria e fez de Quixadá o ninho sagrado, que acolheu seus filhos, inclusive Aziz Baquit. O homenageado é o símbolo do imigrante que veio ajudar a construir nossa cidade, portando-se dentro de um padrão de honradez, como um verdadeiro cidadão com atitudes e ações da simplicidade e grandeza de um autêntico cristão. A regularização da escola foi feita pelo Decreto nº 11.397, publicado no Diário Oficial do Estado em 28 de Dezembro de 1987.
A escola, todavia, só iniciou as suas atividades em fevereiro de 1988, quando ofertou ensino regular da 1ª à 4ª séries no horário diurno, além da 5ª e 6ª séries e educação de jovens e adultos no horário noturno. No primeiro ano de funcionamento, assumiu a direção da escola a professora Valda Maria Ferreira Cavalcante Holanda e como vice-diretora Vera Lúcia Ferreira Cavalcante. Para secretária foi nomeada Maria Elenir Miranda da Silva que permaneceu no cargo até 1992, sendo substituída por Antônia de Fátima Teixeira Carvalho que permaneceu na secretária até 2001. Em 1989 assumiu a Diretora Arlete Maria do Nascimento e em 1992 o professor Francisco Cleune de Queiroz foi nomeado vice-diretor. Com a nova política adotada pela Secretaria de Educação do Estado, a partir de 1995, foi realizado concurso público para preenchimento de cargos administrativos das escolas para o período 1995/1998.
Após o concurso, a Escola Abraão Baquit ficou com a seguinte administração: Francisco Cleune Queiroz, diretor. Silvia Helena Barros Costa, diretora pedagógica. Arlete Maria do Nascimento, diretora financeira e Antônia Fátima Teixeira Carvalho, secretária.
Encerrado o período de gestão e dando continuidade ao projeto do governo,foi realizado novo concurso público para preenchimento dos cargos administrativos das escolas, para o triênio 1999/2001. Permaneceu na direção o Professor Francisco Cleune Queiroz e na Secretária Antônia Fátima Teixeira Carvalho. Assumiu como Coordenadora Pedagógica a competente Professora Joyce Costa Gomes de Santana, enquanto a função de Diretor Financeiro ficou sob a responsabilidade do Diretor Geral com o apoio da Comissão de Licitação. Para administrar a escola no triênio 2001/2003 houve mais uma seleção para novos gestores, cujos candidatos submeteram-se à seleção de provas, títulos e eleição direta para diretor, quando foi eleita Joyce Costa Gomes de Santana. Foram selecionados, através de entrevistas, Sandra Mary Duarte para Coordenadora Pedagógica e para Secretária Escolar Socorra Vieira Lima. No triênio de 2004/2007 a Núcleo Gestor foi composto pela Diretora Joyce Costa Gomes de Santana. Coordenadora Pedagógica Regina  Selma Viana. Secretária Socorro Vieira Lima enquanto a função de Diretor Financeiro permaneceu permaneceu sob responsabilidade da Diretora com o apoio da Comissão de Licitação.
Entre 2008 a meados de 2012 a Direção ficou a cargo de Silvia Helena Barros Costa. Coordenadora Pedagógica Aurevanda Moura Nobre. Coordenador dos Pólos, Juatama e Cipó dos Anjos: Francisco Agemer Chagas Martins. Coordenador Financeiro José Audênio da Silva e a Secretaria Escolar Socorro Vieira Lima onde ao meio do ano letivo de 2012 o Professor Francisco Agemer Chagas Martins assumiu a Direção Geral. O Professor Lucas Alvino assumiu a Coordenação Pedagógica. A Professora Izolda Gomes Coordenadora Pedagógica com a saída do Professor/Coordenador Lucas Alvino, assumiu a função a Professora Francisca Naiara Fernandes e para Coordenador Financeiro Monsenhor Orlando.