NOSSA ESCOLA E NOSSOS RENDIMENTOS




Ao longo de nossa história, os “resultados acadêmicos ou escolares” têm nos mostrado um longo caminho a percorrer, por serem a motivação e o alvo que têm direcionado todas as nossas atividades. (rendimento escolar ou acadêmico refere-se à avaliação do conhecimento adquirido no âmbito escolar, em avaliações internas e/ou externas). Em outras palavras, o rendimento escolar é a medida das capacidades do aluno, que expressa o que este tem aprendido ao longo do processo formativo.
O perfil da EEM Abraão Baquit, no tocante aos resultados, iniciou em 2009 quando se implantou na escola uma nova metodologia de análises, acompanhamento, monitoramento e estabelecimento de metas visando à melhoria desses dados (PLAMETAS). Com isso, nossa escola, que apresentava nesse período, resultados muito baixos, passou a demonstrar índices mais elevados e capacidade de crescimento.
O índice que acompanha e fornece dados anualmente às escolas cearenses é o SPAECE (Sistema Permanente de Avaliação do Estado do Ceará), neste sistema de avaliação, nos dados de 2009, nosso patamar de proficiência média em língua portuguesa era 216.0; e matemática, 218.8. Já em 2017 obtivemos índices mais elevados, em Português 236.7; e Matemática, 242.3. Tais resultados ainda não representam fielmente aquilo que buscamos, mas nos dão a certeza de que somos capazes de ir mais longe. Durante os últimos anos se fala muito em Gestão Escolar por Resultados, e muitos esforços já foram postos em prática visando subsidiar a escola a melhorar seus índices, o Projeto Jovem de Futuro e o Circuito de gestão por resultados são exemplos disso.


           Além do SPAECE, há os sistemas nacionais de avaliação, SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) e o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), em ambos os casos, nossa escola tem crescido paulatinamente. Buscando a excelência na gestão por resultados o Estado do Ceará lançou o IDE- Médio (nota padronizada de 0 a 10), índice baseado nos resultados do SPAECE e que é convertido em um “IDEB” local com cálculo e amostragem anual por escola. Em tal, nossos dados são analisados, numa metodologia inovadora do Circuito de Gestão por Resultados e discutidos com a comunidade escolar. Em 2016 nosso índice foi de 2.80, no mesmo ano a SEDUC/CREDE12 colegiado conosco estabeleceu uma meta de 3.10; apesar dos esforços, não alcançamos a meta estabelecida, mas chegamos a 2.94, resultado que nos dá ânimo para continuar perseguindo mais elevadas metas. A meta para 2018 é de 3.26, tal desafio nos impulsiona a alinhar as nossas práticas, metodologias, projetos numa busca constante pelo avanço e crescimento em prol de uma educação integral.

Agemer Martins (Diretor da EEM Abraão Baquit)