terça-feira, 19 de junho de 2018

MINHA ESCOLA É DA COMUNIDADE


           Mais uma conquista da EEM Abraão Baquit em prol dos nossos aprendentes.
Fomos contemplados pelo Governo do Estado em um Projeto Científico que em muito vem integrar a comunidade escolar e a comunidade do Bairro Campo Novo, em Quixadá. Estamos felizes por esta conquista coletiva que em muito vem contribuir com o processo de construção e socialização de saberes.

O QUE É O MINHA ESCOLA É A COMUNIDADE?

Com o objetivo de incentivar a escola a uma mudança de atitude, especialmente, na relação mantida com a família dos estudantes e com a população da localidade em que está inserida, a Secretaria da Educação (Seduc) lançou o Projeto "A Minha Escola é da Comunidade". A aproximação entre estes entes visa à melhoria dos resultados de aprendizagem, à permanência dos estudantes na escola e ao desenvolvimento integral das pessoas.
Na prática, a iniciativa será desenvolvida mediante a elaboração de uma agenda positiva, envolvendo estratégias diversas, como a promoção de atividades artísticas, culturais, esportivas e de conscientização ambiental, por exemplo. Com isso, espera-se fazer da escola um ponto de referência no território em que está situada.
Ao todo, 200 unidades de ensino da rede estadual cearense serão contempladas com apoio financeiro para a execução das ações planejadas, que deverão ocorrer durante o segundo semestre de 2018. O protagonismo estudantil é um quesito fundamental em todo o processo.

GERAÇÃO DE SABER

A troca de conhecimento e experiência é realizada em via de mão dupla. A escola vai à comunidade e, vice-versa. Pessoas da vizinhança, que notadamente tenham saberes diferenciados, podem ser convidadas a contribuir com o currículo escolar, socializando suas vivências ou colaborando com atividades complementares de fortalecimento do currículo. Em outra perspectiva, a escola é conduzida para além dos seus muros. Desta forma, devem ser planejadas ações em que os estudantes são convidados a aprender em contato direto com a cidade, com o bairro, com a localidade, ampliando as oportunidades de integração do currículo com a realidade.
A ação também favorece o fortalecimento do grêmio estudantil, representação legítima dos estudantes na escola, e o conselho escolar, órgão que congrega representações de todos os membros da comunidade escolar.