quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

ESTUDO SOBRE PRÁTICA DOCENTE COM ALUNOS COM DEFICIÊNCIA



No planejamento coletivo da área de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias. a professora Larissa Dantas (psicopedagoga) nos apresentou diversas vertentes do que muitos chamam de alunos com deficiência, e sugestões de como trabalhar as diferenças em sala de aula e no ambiente escolar. Um momento de suma importância para a inclusão de todos do mundo escolar.


“A escola constitui-se em espaço privilegiado para o reconhecimento e a valorização da diferença, como fator de desenvolvimento integral dos seres humanos”, observa a diretora de políticas de educação especial do Ministério da Educação, Martinha Dutra dos Santos. “Em uma escola inclusiva todos se beneficiam quando a diversidade se torna motivo de aprendizagem e de respeito mútuo.” 

Um comentário:

  1. Caríssim@s,


    Parabéns, por essa ação na escola. Sou uma senhora de 52 anos com sequela de poliomielite (membros inferiores), portanto, uma pessoa com deficiência física.



    Durante toda a minha vida escolar, sempre fui bem acolhida por tod@s, diretores, coordenadores, funcionários, professores e alunos. Isto, fez com que meu amor e dedicação aos estudos fossem a cada novo dia uma linda aventura.

    Ainda, nem se falava sobre inclusão, e a comunidade escolar onde eu estudava mantinha essa prática inclusiva na intuição, no amor e na dedicação. Posteriormente, com a maturidade e estudos desenvolvidos ao longo da vida, percebo que cada pessoa, independente de ter ou não deficiência, torna-se um agente de valorização e dedicação do potencial humano e das possibilidades de crescimento pessoal e profissional.


    Essa valorização da pessoa humana, está posta nas principais leis outorgadas pelo nosso país, dentre elas, destaco o Artigo 5° da LEI 13.146/2015, "A pessoa com deficiência será protegida de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, tortura, crueldade, opressão e tratamento desumano ou degradante".



    Livres dessas mazelas, seremos pessoas potencialmente aptas para a convivência e permanência nos diversos espaços educacionais.


    Na escola, buscamos:



    A tua vontade,

    A tua disponibilidade,

    O teu compromisso,

    O teu sonho...


    Joana D'arc Gomes Lôbo

    Professora

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