quarta-feira, 30 de maio de 2018

II FORMAÇÃO - DIÁLOGOS SOCIOEMOCIONAIS


Aconteceu nesta quarta feira, 30 de maio de 2018, a II Formação - DIÁLOGOS SOCIOEMOCIONAIS com as professoras Emília Parente e Naiara Fernandes junto aos Professores Diretores de Turma. Momento de socializar informações, objetivos e metodologias a serem trabalhadas em toda as turmas de nossa escola.

DIÁLOGOS SOCIOEMOCIONAIS

 

A INICIATIVA

            Para apoiar educadores e gestores a promoverem a educação integral, o Instituto constrói, com base em evidências, conhecimentos, práticas e ferramentas de avaliação e acompanhamento de competências para a vida. Com o objetivo de ampliar o repertório de ferramentas e práticas de acompanhamento socioemocional, criamos o Diálogos Socioemocionais, em parceria com pesquisadores, educadores e gestores das redes parceiras. Juntamente com o instrumento SENNA, o Diálogos compõe uma proposta de monitoramento socioemocional que oferece aos gestores e educadores subsídios para criar e aprimorar políticas e práticas de educação integral.

 

COMO FUNCIONA

          Respeitando a singularidade e a integralidade de cada estudante e educador, o Diálogos Socioemocionais oferece um canal de comunicação e uma linguagem comum para que dialoguem sobre esses aspectos e construam um itinerário de desenvolvimento intencional de competências socioemocionais. O instrumento consiste numa ficha respondido por professores e alunos sobre as competências socioemocionais dos estudantes. A comparação das respostas, orientada por uma metodologia de feedback, serve como ponto de partida para um diálogo sobre as competências a serem desenvolvidas de acordo com os projetos de vida cada estudante.

 

RESULTADOS

          Apesar de ainda estar em fase de desenvolvimento, o Diálogos Socioemocionais já vem contribuindo para a promoção de competências socioemocionais nas escolas onde foi incorporado às práticas pedagógicas. Em Goiás, onde a iniciativa é pilotada, a ferramenta apresenta excelentes resultados, tanto em relação à sua validade científica quanto à sua relevância para o aprimoramento das práticas pedagógicas dos educadores.