Aconteceu nesta quarta feira, 30 de maio de 2018, a II Formação - DIÁLOGOS SOCIOEMOCIONAIS com as professoras Emília Parente e Naiara Fernandes junto aos Professores Diretores de Turma. Momento de socializar informações, objetivos e metodologias a serem trabalhadas em toda as turmas de nossa escola.
DIÁLOGOS SOCIOEMOCIONAIS
A INICIATIVA
Para apoiar educadores e gestores a promoverem a educação integral,
o Instituto constrói, com base em evidências, conhecimentos, práticas e
ferramentas de avaliação e acompanhamento de competências para a vida.
Com o objetivo de ampliar o repertório de ferramentas e práticas de
acompanhamento socioemocional, criamos o Diálogos Socioemocionais, em
parceria com pesquisadores, educadores e gestores das redes parceiras.
Juntamente com o instrumento SENNA, o Diálogos compõe uma proposta de
monitoramento socioemocional que oferece aos gestores e educadores
subsídios para criar e aprimorar políticas e práticas de educação
integral.
COMO FUNCIONA
Respeitando a singularidade e a integralidade de cada estudante e
educador, o Diálogos Socioemocionais oferece um canal de comunicação e
uma linguagem comum para que dialoguem sobre esses aspectos e construam
um itinerário de desenvolvimento intencional de competências
socioemocionais. O instrumento consiste numa ficha respondido por
professores e alunos sobre as competências socioemocionais dos
estudantes. A comparação das respostas, orientada por uma metodologia de
feedback, serve como ponto de partida para um diálogo sobre as
competências a serem desenvolvidas de acordo com os projetos de vida
cada estudante.
RESULTADOS
Apesar de ainda estar em fase de desenvolvimento, o Diálogos
Socioemocionais já vem contribuindo para a promoção de competências
socioemocionais nas escolas onde foi incorporado às práticas
pedagógicas. Em Goiás, onde a iniciativa é pilotada, a ferramenta
apresenta excelentes resultados, tanto em relação à sua validade
científica quanto à sua relevância para o aprimoramento das práticas
pedagógicas dos educadores.